Com o estilo de vida que a modernidade exige, tem crescido a cada dia mais a quantidade de pessoas com obesidade e as consequentes doenças que essa condição traz, como hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares, AVC, entre outras, e redução na qualidade de vida e da longevidade. Essa endemia fez com que fossem desenvolvidas diversas terapias com o objetivo de emagrecimento, como dietas, medicamentos, balões intragástricos e cirurgias bariátricas.
Dessa forma, é crescente a quantidade de pacientes que nos procuram para realizar as cirurgias de reparação após a grande perda de peso, pois a busca pela qualidade de vida vai além da perda ponderal. A perda de peso melhora a saúde, mas traz uma grande insatisfação com o novo corpo, que se mostra flácido, com muita pele sobrando e deformações que incomodam muito, principalmente no abdome, nas mamas, nos braços, coxas, dorso, cintura, face e pescoço.
A cirurgia plástica surge então como um grande aliado nesse momento, pois possibilita a remodelação do corpo desses pacientes, devolvendo-lhes o prazer de se olhar no espelho, a auto-estima e qualidade de vida que eles tanto procuram.