Reconstrução de face após ressecção de câncer de pele pela Cirurgia Micrográfica de Mohs.

A face é uma das estruturas mais complexas do nosso corpo. Além de sua grande importância em funções vitais, como alimentação, respiração, visão, audição, também é muito importante para a autoestima, o convívio social, sendo a parte de nosso corpo que geralmente é a mais exposta, e que é o nosso cartão de visita, tão importante para o relacionamento interpessoal.
Por ser tão exposta, sofre agressão frequente dos raios solares, e é uma das principais áreas acometidas pelo câncer de pele.
Por ser uma área tão complexa e tão importante, o tratamento dessas lesões malignas de pele deve ser diferenciado, para que haja o mínimo de deformação possível nas características da face quando da ressecção desses tumores. Indica-se então a cirurgia Micrográfica de Mohs, uma técnica especial de ressecção de lesões de pele realizada por médicos dermatologistas especialistas, onde retira-se o mínimo de pele possível e avalia-se o que foi retirado imediatamente por microscopia através da congelação, possibilitando ressecar todo o tumor e o mínimo de pele saudável possível, com maior segurança, reduzindo muito o risco de recidivas de lesão naquele local.
É aí então que entra a cirurgia plástica. Devido à complexidade das estruturas da face, necessitamos de técnicas especiais de reconstrução de face, orelha, pálpebras, nariz e lábios, para devolver a esses pacientes que foram submetidos a ressecção de tumores de face o convívio social o mais normal possível.
Trabalhamos em conjunto com a equipe de dermatologistas da Clínica Oncodi, e juntos temos grande experiência no tratamento desses casos mais complexos, com alto índice de satisfação dos nossos pacientes.