Saiba Mais
Cirurgia Plástica
A Cirurgia Plástica (do grego plastikós) é a especialidade da Medicina que “se ocupa da reparação e restauração de partes do corpo, perdidas, danificadas ou deformadas, principalmente pela transplantação de tecido”. Didaticamente é dividida em duas partes, estética e reparadora, que na verdade se fundem, pois a preocupação com a forma e a função sempre estão presentes desde o planejamento até a execução e acompanhamento pós-operatório de todos os procedimentos.
A grande exploração atual da mídia em torno da beleza e da forma física traz consigo uma certa insatisfação por parte das pessoas com seu próprio corpo e com detalhes que antigamente não eram tratados com tanta atenção. Hoje em dia, com uma maior popularização da Cirurgia Plástica e desmistificação dos procedimentos, a correção de características corporais indesejáveis deixou de ser apenas um sonho distante, alcançável apenas pelas classes mais abastadas, e tornou-se mais acessível à grande maioria da população.
No entanto, apesar do surgimento de novas técnicas cirúrgicas e do avanço da Medicina ter possibilitado procedimentos menos invasivos e resultados mais harmônicos, não devemos nunca banalizar a Cirurgia Plástica e achar que esta é a solução para todos os problemas. Tratam-se de procedimentos cirúrgicos, que por mais simples que possam às vezes parecer, demandam cuidados e restrições pré e pós-operatórias, uma plena consciência da possibilidade de complicações e maturidade emocional para enfrentar as mudanças físicas e psicológicas que acompanham a cirurgia. Não deve ser encarada como uma forma mais fácil de emagrecer ou como um trampolim para um corpo mais bonito e saudável, e sim como um complemento para atitudes que devem sempre ser tomados por qualquer pessoa, como atividades físicas, cuidados com a pele e com a saúde em geral.
Dessa forma, a Cirurgia Plástica, quando utilizada de forma responsável e ponderada, vem sendo cada vez mais uma ferramenta que possibilita uma melhora significativa da forma física e da auto-estima de uma pessoa, possibilitando uma melhora do convívio social e da auto-aceitação.