Cirurgia Plástica
Procedimentos estéticos não cirúrgicos
O tratamento de rugas em face e pescoço não consiste apenas em procedimentos cirúrgicos. Em casos em que a paciente deseja resultados mais rápidos e com tratamentos menos invasivos que uma cirurgia, dispomos de alguns artifícios para amenizar rugas dinâmicas (aquelas que se formam com a contração muscular da face), estáticas (as que já estão impressas na pele, mesmo em repouso) e melhorar a qualidade da pele, dando maior leveza ao semblante.
Toxina Boltulinica:
Uma excelente escolha para tratamento de rugas dinâmicas consiste na aplicação da toxina botulínica tipo A (Botox®, Dysport®, Xeomin®, Botulift® são exemplos de nomes comerciais do produto) principalmente em regiões como fronte (testa), glabela (entre as sobrancelhas, onde a ruga traz expressão de braveza, seriedade) e região periorbital lateral (pés-de-galinha). A toxina botulínica é usada, dessa forma, para tratamento da ruga dinâmica e para prevenir que essa ruga marque a pele de forma definitiva, podendo ser utilizada em pacientes mais jovens para “adiar” o envelhecimento dessas regiões. No entanto, também é bastante usada para suspender a cauda da sobrancelha, abrindo mais o olhar, e também para melhorar o contorno do rosto e pescoço.
É utilizado também como forma complementar a tratamentos cirúrgicos na face, para otimizar os resultados, e, em casos de rugas mais profundas, já marcadas na pele, pode ser associado ao preenchimento com ácido hialurônico, para suavizar o sulco formado pela ruga na pele.
Preenchedores:
Os preenchedores, como o próprio nome diz, são utilizados para preencher depressões na pele, sejam elas formadas por rugas mais profundas, cicatrizes, por exemplo, de acne, mas também principalmente para reposicionar estruturas da face que vão se deslocando de seu local original com o envelhecimento, através da reestruturação de estruturas profundas, como ossos da face e musculatura. Dessa forma, podemos elevar e remodelar aquela face que já está sem volume, com contorno distorcido pelo envelhecimento.
São utilizadas diferentes substâncias para preenchimento, sendo o principal e mais recomendado o ácido hialurônico, que dependendo de sua formulação, marca ou densidade vão apresentar diferentes prazos de reabsorção, e tendo diferentes indicações, dependendo de cada caso.
Bioestimuladores de colágeno e tecnologias:
Existem também no mercado substâncias que são aplicadas no intuito de realizar uma estimulação da produção de colágeno pelo próprio organismo da paciente, sendo exemplos o ácido poli-L-lactico (Sculptra®), a hidroxiapatita de Calcio (Radiesse®), e também tecnologias aplicadas na pele para esse fim, como lasers, Ultraformer, MPT, e mais recentemente Facetite e Morpheus®, que vêm para somar e acrescentar melhora de resultados aos procedimentos de rejuvenescimento e de melhora de qualidade de pele.
A aplicação de toxina botulínica, de preenchedores, de estimuladores de colágeno são procedimentos relativamente simples, sendo geralmente realizados em consultório, com ou sem anestesia local, mas que não podem ser banalizados por isso, e que aliás exigem um profundo conhecimento de anatomia e de funcionamento do organismo para sua realização.
Em mãos treinadas e experientes, podem trazer excelentes resultados, mas podem causar verdadeiras tragédias se realizadas por curiosos ou pessoas não habilitadas para tal. Portando, são procedimentos que devem ser executados SOMENTE POR MÉDICOS DERMATOLOGISTAS OU CIRURGIÕES PLÁSTICOS COM TREINAMENTO ESPECÍFICO PARA ISSO.