Cirurgia Plástica
Mamoplastia de aumento (prótese de mama)
Mamoplastia de aumento é o nome dado à cirurgia para aumento de volume mamário, podendo ser realizada com ou sem retirada do excesso de pele.
Quando não há queda da mama, ou seja, não há excesso de pele, pode ser realizada apenas a inclusão da prótese, o que pode resultar em uma das 3 cicatrizes: axilar, periareolar ou no sulco submamário, cada uma delas com cerca de 4cm.
A prótese pode também ser colocada em diferentes posições, de acordo com cada caso: subglandular (sob a glândula mamária e sobre o músculo peitoral maior), subfascial (embaixo de uma camada fibrosa que recobre o músculo, mas ainda sobre o músculo peitoral maior), e, por fim, submuscular (sob o músculo peitoral maior, preferido quando a paciente não possui tecido glandular suficiente para recobrir a prótese).
Nos casos de pacientes que desejam aumento do volume mamário e que apresentam excesso de pele, geralmente por história prévia de amamentação ou decorrente de grande perda de peso, devemos além de incluir a prótese, realizar a retirada desse excesso de pele, o que resultará em cicatrizes que podem ser apenas periareolares (ao redor da aréola), em “L” ou em “T” invertido, dependendo da quantidade de pele a ser retirada.
A anestesia poderá ser a peridural (semelhante a da cesariana) com sedação, ou mesmo anestesia geral com anestesia local nas mamas.
Em casos de inclusão de prótese, sem grandes retiradas de pele, e a depender da evolução de cada paciente, poderá ser uma cirurgia com internação de meio-dia apenas, podendo receber alta hospitalar no final da tarde.